Setor hospitalar ganha reforço com reativação da AHOSP, voltada à qualificação e modernização da gestão

Nova entidade renasce com a missão de fortalecer o setor hospitalar em São Paulo e promover uma gestão mais eficiente e humana

A reativação da Associação dos Hospitais do Estado de São Paulo (AHOSP) marca um novo capítulo para o setor hospitalar paulista.  A nova entidade , lançada oficialmente em 21 de maio, durante a Hospitalar, o mais importante evento de negócios e conteúdo de saúde na América Latina, surge com o propósito de dar continuidade ao legado da extinta AHESP, que atuou por seis décadas no estado, mantendo o compromisso com o fortalecimento institucional, a inovação, a sustentabilidade e a qualificação profissional no segmento da saúde.

A AHOSP já renasce associada à Federação Brasileira de Hospitais (FBH) e terá atuação estratégica na promoção de uma gestão hospitalar mais eficiente e humanizada. A presidência da entidade é ocupada pelo médico Anis Ghattás Mitri Filho, que destaca a importância da associação. “A AHOSP representa um novo capítulo para a saúde em São Paulo. Queremos ser uma voz ativa e técnica na defesa dos interesses do setor. Nossa proposta é trabalhar com transparência, escuta e união, sempre em busca de soluções sustentáveis e inovadoras. Estamos prontos para enfrentar os desafios e construir um sistema de saúde mais eficiente e humano”, afirma o presidente.

Durante a oficialização da entidade, Waleska Santos, presidente de honra da Feira Hospitalar; Anderson Nascimento, CEO do Grupo Amil; e Ramon Andrade, CFO do Doc4Doc, compartilharam expectativas sobre a atuação da Associação na promoção de parcerias técnicas com toda a cadeia produtiva da saúde em São Paulo.

São mais de 8.800 estabelecimentos de saúde em São Paulo, que agora voltam a contar com uma entidade forte e atuante. A AHOSP nasce novamente com o compromisso de defender os interesses dos hospitais e promover melhorias contínuas nos serviços oferecidos à população”, ressalta Mitri Filho.

Parcerias estratégicas

Visando fomentar a troca de conhecimentos, o desenvolvimento de projetos conjuntos e a implementação de boas práticas na gestão e na assistência hospitalar, a AHOSP assinou termo de cooperação técnica com importantes instituições do setor: a GASTROBR, grupo especializado do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, e a Associação Médica Luso-Brasileira (AMLB).

Firmar essa cooperação com a GASTROBR, o HC da USP e a AMLB é um passo estratégico para a AHOSP. Essa união técnica nos permitirá somar expertises, desenvolver projetos inovadores e compartilhar boas práticas que impactam diretamente a qualidade do cuidado oferecido à população. Estamos construindo pontes sólidas para o futuro da saúde no estado de São Paulo”, conclui.


Sobre a AHOSP

A Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado de São Paulo (AHOSP) é uma entidade que representa os interesses dos prestadores de serviços de saúde no estado, promovendo inovação, sustentabilidade e eficiência operacional em toda a cadeia produtiva do setor.

Predicado Comunicação

Victor Oliveira – victor@predicado.com.br / (11) 94470-6660 WhatsApp

Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br / (11) 97529-0140 WhatsApp

Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br / (11) 99144-5585 WhatsApp

Raquel Pantaleão – raquel@predicado.com.br / (11) 91112-6611 WhatsApp

25/11/2025

Artigo do presidente da AHOSP no JOTA discute qualidade na formação médica

Muito vem se falando sobre a expansão desordenada de faculdades de medicina, o que coloca em risco a segurança dos (...)

06/11/2025

Presidente da AHOSP destaca a importância do SUS em artigo para a Gazeta de S. Paulo

O Sistema Único de Saúde é uma das maiores conquistas do povo brasileiro. Criado pela Constituição de 1988, nasceu do (...)

03/11/2025

Metrópoles | Dúvida entre intercorrência e erro médico gera onda de ações judiciais

Brasil registrou aumento de 506% nas ações judiciais em 2024 por erro médico. Especialistas defendem esclarecer diferença entre termos O (...)

03/11/2025

Amazonas em Dia | Metanol em bebidas: Casos exigem protocolos rápidos nos hospitais

Como os sinais se associam aos de uma ressaca comum, é importante redobrar a atenção neste momento em que há (...)