GAZETA DE S. PAULO | Infartos em jovens disparam e golpe em hospitais acende alerta em São Paulo

Cardiologista e presidente da Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado de São Paulo (AHOSP), Dr. Anis Mitri participou de entrevista exclusiva à Gazeta

Cardiologista Dr. Anis Mitri alertou, em entrevista exclusiva à Gazeta, que dados recentes do Ministério da Saúde (MS) revelam um aumento alarmante nas internações por infarto entre brasileiros com menos de 40 anos | Yuri Villaça/Gazeta de S. Paulo

O cardiologista Dr. Anis Mitri alertou, em entrevista exclusiva à Gazeta, que dados recentes do Ministério da Saúde (MS) revelam um aumento alarmante nas internações por infarto entre brasileiros com menos de 40 anos. A tendência preocupa especialistas e destaca a urgência de mudanças no estilo de vida da população jovem.

Dr. Anis Mitri participou do programa Direto da Gazeta, na TV GMG, na última sexta-feira (17/10), em Moema, na zona sul da capital paulista.

Ainda na entrevista, o médico, que também é presidente da Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado de São Paulo (AHOSP), chamou a atenção para um golpe praticado contra pacientes em unidades de saúde.

“Nós acompanhamos os dados e percebemos os jovens apresentando doenças cardiovasculares. Isso está muito ligado ao sedentarismo e à rotina dos jovens. Muitos almoçam mal, dormem mal, trabalham horas e horas sentados. Isso, com o tempo, acaba gerando consequências. Então, tudo isso leva a um número cada vez maior de jovens com problemas cardíacos. Além disso, também há o uso de álcool e drogas”, afirmou. 

Confira entrevista na íntegra em vídeo abaixo: 

https://youtube.com/watch?v=qcyvqZTp4wo%3Fsi%3Dd-3SUufk_mH76YnQ

Cuidado com o golpe 


Já em relação aos golpes, Dr. Anis Mitri explicou que criminosos têm acessado informações de pacientes internados e entram em contato com as famílias por telefone ou WhatsApp.

“Eles ligam dizendo: ‘olha, o paciente precisa de uma cirurgia urgente e custa R$ 30 mil. Se pagar hoje, a cirurgia já será feita hoje’. E os familiares, ou até mesmo o próprio paciente internado, acabam realizando o pagamento. Mas, isso não existe. Nenhum hospital, seja público ou privado, pode cobrar dessa forma. Isso é crime”, alertou.

Sobre a AHOSP


A Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado de São Paulo (AHOSP) é uma entidade que representa os interesses dos prestadores de serviços de saúde no Estado, promovendo inovação, sustentabilidade e eficiência operacional em toda a cadeia produtiva do setor.

Leia mais em: https://www.gazetasp.com.br/cotidiano/infartos-em-jovens-disparam-e-golpe-em-hospitais-acende-alerta-em-sao/1165428/

25/11/2025

Artigo do presidente da AHOSP no JOTA discute qualidade na formação médica

Muito vem se falando sobre a expansão desordenada de faculdades de medicina, o que coloca em risco a segurança dos (...)

06/11/2025

Presidente da AHOSP destaca a importância do SUS em artigo para a Gazeta de S. Paulo

O Sistema Único de Saúde é uma das maiores conquistas do povo brasileiro. Criado pela Constituição de 1988, nasceu do (...)

03/11/2025

Metrópoles | Dúvida entre intercorrência e erro médico gera onda de ações judiciais

Brasil registrou aumento de 506% nas ações judiciais em 2024 por erro médico. Especialistas defendem esclarecer diferença entre termos O (...)

03/11/2025

Amazonas em Dia | Metanol em bebidas: Casos exigem protocolos rápidos nos hospitais

Como os sinais se associam aos de uma ressaca comum, é importante redobrar a atenção neste momento em que há (...)