GAZETA DE S. PAULO | Infartos em jovens disparam e golpe em hospitais acende alerta em São Paulo

Cardiologista e presidente da Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado de São Paulo (AHOSP), Dr. Anis Mitri participou de entrevista exclusiva à Gazeta

Cardiologista Dr. Anis Mitri alertou, em entrevista exclusiva à Gazeta, que dados recentes do Ministério da Saúde (MS) revelam um aumento alarmante nas internações por infarto entre brasileiros com menos de 40 anos | Yuri Villaça/Gazeta de S. Paulo

O cardiologista Dr. Anis Mitri alertou, em entrevista exclusiva à Gazeta, que dados recentes do Ministério da Saúde (MS) revelam um aumento alarmante nas internações por infarto entre brasileiros com menos de 40 anos. A tendência preocupa especialistas e destaca a urgência de mudanças no estilo de vida da população jovem.

Dr. Anis Mitri participou do programa Direto da Gazeta, na TV GMG, na última sexta-feira (17/10), em Moema, na zona sul da capital paulista.

Ainda na entrevista, o médico, que também é presidente da Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado de São Paulo (AHOSP), chamou a atenção para um golpe praticado contra pacientes em unidades de saúde.

“Nós acompanhamos os dados e percebemos os jovens apresentando doenças cardiovasculares. Isso está muito ligado ao sedentarismo e à rotina dos jovens. Muitos almoçam mal, dormem mal, trabalham horas e horas sentados. Isso, com o tempo, acaba gerando consequências. Então, tudo isso leva a um número cada vez maior de jovens com problemas cardíacos. Além disso, também há o uso de álcool e drogas”, afirmou. 

Confira entrevista na íntegra em vídeo abaixo: 

https://youtube.com/watch?v=qcyvqZTp4wo%3Fsi%3Dd-3SUufk_mH76YnQ

Cuidado com o golpe 


Já em relação aos golpes, Dr. Anis Mitri explicou que criminosos têm acessado informações de pacientes internados e entram em contato com as famílias por telefone ou WhatsApp.

“Eles ligam dizendo: ‘olha, o paciente precisa de uma cirurgia urgente e custa R$ 30 mil. Se pagar hoje, a cirurgia já será feita hoje’. E os familiares, ou até mesmo o próprio paciente internado, acabam realizando o pagamento. Mas, isso não existe. Nenhum hospital, seja público ou privado, pode cobrar dessa forma. Isso é crime”, alertou.

Sobre a AHOSP


A Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado de São Paulo (AHOSP) é uma entidade que representa os interesses dos prestadores de serviços de saúde no Estado, promovendo inovação, sustentabilidade e eficiência operacional em toda a cadeia produtiva do setor.

Leia mais em: https://www.gazetasp.com.br/cotidiano/infartos-em-jovens-disparam-e-golpe-em-hospitais-acende-alerta-em-sao/1165428/

13/01/2026

Correio Popular | Casos de violência contra profissionais de enfermagem acendem sinal de alerta

Agressões verbais, psicológicas e físicas fazem parte da rotina de quem atua na linha de frente do sistema de saúde (...)

13/01/2026

Artigo Gazeta de S. Paulo | Perigos ocultos do verão: esporte amador, calor extremo e o coração que você ainda não conhece

O verão, com seus dias longos e ensolarados, costuma despertar nas pessoas o desejo de estar ao ar livre, movimentar (...)

07/01/2026

Artigo I Fiscalizar é legítimo. Interferir no cuidado à saúde, não

Por Anis Mitri A fiscalização dos serviços de saúde é parte essencial da democracia. Hospitais, especialmente quando lidam com recursos públicos (...)

07/01/2026

Healthcare I Anis Ghattás Mitri celebra reconstrução da AHOSP em Arena do Oscar

Durante a cerimônia dos 100 Mais Influentes da Saúde, em 2 de dezembro, o Grupo Mídia inaugurou a Arena do (...)