AHOSP Informa: AHOSP dialoga com o Ministério da Saúde sobre pautas de impacto no cenário da saúde paulista

Em reunião realizada em 29 de outubro com o Ministério da Saúde, o presidente da AHOSP, Dr. Anis Mitri, manteve importante diálogo com o ministro Alexandre Padilha, destacando três pautas relevantes para o setor.

A primeira trata do Fundo de Investimento em Infraestrutura Social (FIIS), iniciativa que disponibilizará R$ 20 bilhões para financiar obras e aquisição de equipamentos de saúde em todo o país. O fundo oferece condições diferenciadas de crédito, com taxas de juros de 5% ao ano para contratos de até 10 anos e 7% ao ano para contratos entre 10 e 20 anos, voltadas à sustentabilidade das instituições.

A segunda envolve o Programa Agora Tem Especialistas, ação prioritária do Ministério da Saúde e do governo federal para reduzir o tempo de espera por atendimentos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta prevê que, em 2026, quem aderir ao programa ainda em 2025 terá prioridade para obter credenciamento universal e poderá incorporar o valor correspondente a três vezes a tabela nos repasses do SUS, possibilitando o repasse como crédito positivo para a unidade hospitalar.

Já no dia 30 de outubro, durante o 29º Congresso ABRAMGE, o ministro Alexandre Padilha conduziu a palestra “Perspectivas da saúde no Brasil” e falou sobre o programa Agora Tem Especialistas, a diversas autoridades presentes ao evento. Um exemplo sobre o avanço do Programa foi o convite à irmã Rosane Ghedin, do hospital Santa Marcelina Saúde, que participou da assinatura de termo de colaboração do programa. A instituição ampliará o atendimento ao SUS em troca de crédito financeiro. A Hapvida, maior plano de saúde do Brasil, também aderiu ao programa, e trocará parte de sua dívida por cirurgias, exames e consultas a pacientes do SUS em hospitais do DF, PE, PA e CE.

Posteriormente, em encontro com o ministro, o presidente e vice-presidente da AHOSP, Dr. Anis Mitri e o vice, Dr. Alfonso Nomura, discutiram a importância do programa para o setor filantrópico.

O terceiro ponto discutido junto ao ministro da Saúde refere-se ao credenciamento das carretas de saúde, incluindo mamografia, tomografia e oftalmologia, com intenção do Ministério de ampliar a participação de instituições nesse credenciamento. Projetos assim apoiam comunidades com dificuldade de acesso à saúde.

O presidente da AHOSP relembrou sua trajetória na gestão pública, destacando a atuação com a carreta da saúde no Paraguai antes da pandemia da Covid-19, ferramenta de grande impacto social.

Além disso, está previsto o credenciamento para hospitais de ensino, os Hospitais Escola. Mitri também mencionou projetos sob sua coordenação que poderão futuramente receber credenciamento para até cinco centros com especialidades, incluindo ambulatório e ortopedia.

Em vista de tantas mudanças, a AHOSP compartilha as principais pautas com seus associados para que tenham conhecimento, busquem projetos que possam trazer melhorias para suas instituições e contem com a Associação como forte representação e fortalecimento do diálogo com autoridades do setor.

25/11/2025

Artigo do presidente da AHOSP no JOTA discute qualidade na formação médica

Muito vem se falando sobre a expansão desordenada de faculdades de medicina, o que coloca em risco a segurança dos (...)

06/11/2025

Presidente da AHOSP destaca a importância do SUS em artigo para a Gazeta de S. Paulo

O Sistema Único de Saúde é uma das maiores conquistas do povo brasileiro. Criado pela Constituição de 1988, nasceu do (...)

03/11/2025

Metrópoles | Dúvida entre intercorrência e erro médico gera onda de ações judiciais

Brasil registrou aumento de 506% nas ações judiciais em 2024 por erro médico. Especialistas defendem esclarecer diferença entre termos O (...)

03/11/2025

Amazonas em Dia | Metanol em bebidas: Casos exigem protocolos rápidos nos hospitais

Como os sinais se associam aos de uma ressaca comum, é importante redobrar a atenção neste momento em que há (...)